fbpx

Open Space Technology

A metodologia Open Space Technology reproduz, de forma estruturada, os coffee breaks dos eventos corporativos, abrindo espaço para as conversas que realmente interessam e que precisam de ter lugar num encontro ou reunião de trabalho.

Open Space Technology é uma metodologia de participação, de organização de discussões e de criação coletiva com foco num objetivo, tema ou tarefa, que permite alcançar um alto grau de envolvimento e motivação entre as pessoas presentes.

Nesta dinâmica, não existe uma agenda formal definida. São os participantes que gerem a agenda do encontro ao auto-organizarem-se nas atividades: escolhem os sub-tópicos a serem discutidos, votam nos mesmos, organizam as sessões, participam e escutam. São os próprios participantes que decidem quais os temas que querem discutir, podendo participar nas discussões em que estiverem mais interessados.

Desta forma, no decurso da dinâmica, existem sessões plenárias, bem como sessões simultâneas em grupos mais pequenos, auto-formados e auto-geridos, nos quais são os participantes que lideram estes grupos de discussão onde existe igualmente um anfitrião.

As vantagens da metodologia:

  • Geração de clima facilitador ao intercâmbio e colaboração, favorecendo o encontro entre indivíduos com as mesmas preocupações, interesses e curiosidades; à ampliação da rede de contatos e ao enriquecimento mútuo;
  • Promoção de uma migração dos participantes da posição de espectadores para protagonistas do processo. Pode ser usado para o planeamento de açõesgeração de novas ideias, partilha de boas práticas, entre outros, contando com grupos a partir de uma dúzia de pessoas, até muitas centenas;
  • Atuação como um poderoso ativador de transformações, permitindo que se maximizem os benefícios de auto-organização, as sinergias de grupo, as relações abertas entre as partes e a auto-aprendizagem individual e organizacional.