fbpx
29 de Novembro de 2024

Recrutamento Sustentável e Responsável – Game Changer 21

Na atualidade o conceito de sustentabilidade assume cada vezmais importância na estratégia das organizações. É primordial que uma organização assuma práticas sustentáveis nas mais diversas áreas e, como tal, a área de recrutamento não poderia ser pautada por valores diferentes.

É possível afirmar que o “Recrutamento Sustentável e Responsável” é todo aquele em que são considerados os princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e ética e cujo objetivo é, obviamente, colmatar a necessidade de contratação, mas sem que este processo impacte negativamente o meio ambiente e a sociedade.

Para que um processo de recrutamento possa ser considerado sustentável devem ser tidos em conta aspetos como, a diversidade e inclusão, a ética e transparência, o meio-ambiente e a responsabilidade social.

As organizações devem promover a diversidade e a inclusão, começando logo no processo de recrutamento. As práticas de seleção devem ser isentas no que refere a idade, origem (nacional, social ou étnica), género, identidade de género, orientação sexual, estado civil, capacidades e religião de forma a garantir um processo justo e acessível a qualquer candidato.

O que nos leva à importância da existência de valores como a ética e a transparência nestes processos, sendo fundamental tornar claro e percetível para todos os candidatos o que aporta o processo de recrutamento e os critérios de seleção, assim como garantir que a seleção é baseada na avaliação de competências.

É também importante que seja um processo que tenha em conta o menor impacto ambiental. Substituindo, por exemplo, as entrevistas presenciais por entrevistas online e utilizando exclusivamente meios digitais, é possível reduzir o número de deslocações o consumo de papel, o que consequentemente contribui para uma diminuição da Pegada de Carbono.

A sustentabilidade anda de mão dada com a responsabilidade social, por isso para uma organização que assuma estes valores é essencial que os seus colaboradores os assumam de igual forma. Assim se os candidatos a um processo de recrutamento partilharem a mesma visão poderão contribuir para o mesmo propósito se contratados.

Uma prática de responsabilidade social corporativa é também colaborar com estabelecimentos de ensino de forma a proporcionar a possibilidade de estágios e oportunidades de emprego. Com estas parcerias uma organização contribui também para o desenvolvimento da sociedade.

Assim o processo de recrutamento sustentável e responsável é uma prática que tem como preocupação as necessidades da empresa e da sociedade, devendo garantir que os processos de contratação são imparciais, éticos e alinhados com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social da organização.

 

Patrícia Lima
Head of Human Resources, Rumos Training

 

Descarregue aqui a 21ª Edição da Revista Game Changer

Conheça aqui todas as edições da GAME CHANGER