Com a elevada competição na atração e retenção de talento, as empresas que se destacam são aquelas que conseguem construir e comunicar de forma autêntica a sua proposta de valor como empregadoras. O Employer Branding tornou-se uma estratégia essencial para posicionar a organização como um lugar desejável para trabalhar, fortalecer a cultura interna e alinhar os colaboradores com os objetivos da empresa.
Este curso foi criado para ajudar profissionais de diferentes áreas a desenhar, implementar e medir estratégias de employer branding eficazes e alinhadas com a realidade da sua organização. Ao longo da formação, os participantes vão explorar o conceito de EVP (Employee Value Proposition), trabalhar a experiência do colaborador como base da reputação interna e externa, e construir planos de ação concretos que envolvam diferentes agentes de mudança na empresa. Com uma abordagem prática e colaborativa, este curso é uma oportunidade para transformar a marca interna num verdadeiro ativo estratégico.
Objetivos
Este curso pretende capacitar os participantes para:
- Compreender o conceito de employer branding, a sua importância estratégica e os seus benefícios para a organização e para os colaboradores.
- Desenhar uma proposta de valor para o colaborador (EVP) clara e coerente, como base de uma cultura forte e diferenciadora.
- Diagnosticar o estado atual da marca empregadora, analisando perceções internas e externas e identificando oportunidades de melhoria.
- Construir um plano estruturado de employer branding, com iniciativas, projetos e ações de comunicação alinhadas com os objetivos da organização.
- Envolver diferentes agentes de mudança na organização, definindo perfis, papéis e formas de colaboração para dar vida à estratégia.
- Integrar a experiência do colaborador (employee experience) como motor do employer branding, desde o recrutamento ao offboarding.
- Medir o impacto do employer branding, através de indicadores de satisfação, engagement, reputação e retorno do investimento (ROI).
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que desempenham um papel na construção e promoção da marca empregadora, em particular:
- Profissionais de Recursos Humanos e Talent Acquisition;
- Gestores de comunicação interna e externa, employer branding ou marca corporativa;
- Responsáveis de marketing e brand strategy com foco na reputação da organização;
- Líderes de equipa, gestores de cultura e inovação;
- Profissionais de startups, scale-ups ou empresas em crescimento que pretendam estruturar a sua marca empregadora;
- Estudantes e jovens profissionais interessados em temas de gestão de pessoas, cultura e reputação organizacional.
Condições
Mensalidades (apenas para particulares): Taxa de inscrição de 10% + pagamento do valor restante em prestações flexíveis, sem juros, à escolha do cliente, através do parceiro Cofidis Pay. (Sujeito a aprovação, consulta-nos para mais informações).
Metodologia
O Curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em exercícios práticos, autoaprendizagem e imersão. As atividades propostas para a ação incluem:
- Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e exercícios práticos.
- Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e partilha de grupo.
- Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários.
- Fornecimento de documentação relativa aos diversos conteúdos do programa e material de exercício para trabalhar nas sessões e levar para implementar planos de ação
Método de Avaliação
Preparação de plano de ação e apresentação final do plano. Criação de um plano de implementação.
Programa
- O que é “Employer Branding”
- Estratégias de “Employer Branding”
- Benefícios do “Employer Branding”
- Agentes de mudança numa estratégia de “Employer Branding”
- Medir o ROI do “Employer Branding”
- Conceito de EVP (Employee Value Proposition)
- Influência do EVP na organização
- Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita
O que é e os benefícios do “Employer Branding”
- Conceito geral e sua definição
Estratégias de “Employer Branding” = marca empregadora
- Importância de um plano claro
- Fase do diagnóstico, análise do cenário atual
- Plano de comunicação
- Identificação do perfil desejado
- Estabelecer um plano de ações, benefícios e atividades atrativas para atingir os grupos-alvo
- Importância do marketing digital como aliado
- Definição do Employment Value Proposition – EVP
- Importância de uma cultura forte
- Ambiente de trabalho agradável e promotor de um sentimento de “felicidade organizacional”
- Reconhecer a importância das nossas pessoas e atribuição do valor que lhe é oferecido
- Planeamento de um plano de ações, implementação e avaliação
Agentes de mudança numa estratégia de “Employer Branding”
- Definir as diferentes personas internas, formas de as “recrutar” e por ao serviço da estratégia de “Employer Branding”
Medir o ROI do “Employer Branding”
- Formas de medir são cruciais, nomeadamente com survey e comparativos entre o passado, ação, implementação e mudança alcançada
EVP (Employee Value Proposition)
- Conceito geral e sua definição
Influência do EVP na organização.
Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita
- Recrutamento
- Onboarding
- Desenvolvimento
- Retenção
- Offboarding
Para as empresas se diferenciarem no mercado, entender o que é employer branding pode ser um dos primeiros passos para conseguir esse diferencial. Os resultados dessa estratégia vão surgir com o tempo e com um plano estruturado é possível proceder a uma avaliação entre o antes e depois e avaliar a evolução e seu impacto nos resultados internos e marca externa.
Depois de se entender o que é employer branding e a sua importância, as medidas a implementar e as ações para alcançar a satisfação passam a ter um objetivo consequente e no sentido do sucesso e uma marca com reputação forte.