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FLAGProfessional Digital Marketing & E-Commerce

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Na Academia FLAGProfessional Digital Marketing & E-Commerce irás aprender a definir e implementar estratégias de Marketing Digital e de E-commerce, com recurso às principais plataformas e ferramentas do mercado. No final do curso, estarás apto a ingressar no mercado de trabalho enquanto Digital Marketing Manager, Social Media Manager, profissional de SEO, Campaign/PPC/Performance Manager, E-Commerce Manager, entre outros.

 

O Marketing Digital demonstrou-se como uma das áreas com maior crescimento na última década, sendo cada vez mais uma componente imprescindível das estratégias de Marketing e Comunicação de qualquer entidade ou organização, que pretenda promover a sua notoriedade, experiência de consumidor, engagement com clientes e resultados. Uma boa presença online, aliada a uma estratégia de E-Commerce (cuja adoção cresceu exponencialmente durante e após a pandemia, por agentes de todos os setores de atividade), constitui hoje a abordagem privilegiada de qualquer tipologia e dimensão de negócio.

Assim sendo, o aumento do orçamento destinado a ações de Marketing Digital pelas empresas tem reforçado a procura por profissionais qualificados nas suas mais variadas áreas de intervenção (Estratégia, SEO, Campanhas de Performance, Social Media, E-Mail Marketing, Data e Analytics, entre outras), constituindo também uma das disciplinas transversais para profissionais de qualquer domínio de gestão empresarial.

 

Porquê apostar numa carreira em Marketing Digital e E-Commerce?

  • Empregabilidade
    Num mercado cada vez mais competitivo, e numa altura em que as marcas e as empresas apostam cada vez mais numa forte presença online, existe uma crescente procura por profissionais de Marketing Digital e E-Commerce no mercado nacional e internacional.
  • Flexibilidade
    Tratando-se de uma função transversal a todas as áreas e setores de atividade, ao especializares-te em Marketing Digital e E-Commmerce, poderás desenvolver a tua atividade nas mais variadas indústrias, e até optar por trabalhar de forma autónoma, em regime de freelancer, com liberdade na gestão dos teus horários.
  • Versatilidade
    Como se trata de um domínio com várias áreas de atuação, tens a possibilidade de experimentar e de te especializares nas que mais gostas e para a qual apresentas maior apetência, explorando o teu perfil criativo, analítico ou ambos.

 

Por onde deves começar?

Com a Academia FLAGProfessional Digital Marketing & E-Commerce vais:

  • Aprender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Conhecer as melhores práticas no mercado de Marketing Digital e E-Commerce;
  • Desenvolver, planear e implementar estratégias de Marketing Digital e E-Commerce mais adequadas para diferentes públicos, mercados e setores de atividade;
  • Dominar, explorar e aprofundar as plataformas e ferramentas de Marketing Digital e E-Commerce, através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
  • Construir o teu portfólio profissional através dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, para que possas demonstrar a tua criatividade e capacidade de execução às entidades empregadoras;
  • Ter o apoio da FLAG na procura ativa de uma oportunidade profissional através do nosso Career & Employability Hub. Esta equipa especializada gere uma rede com mais de uma centena de parceiros com necessidades de atração de novos talentos e visa a integração dos nossos alunos com avaliação igual ou superior a 16 valores no mercado de trabalho.

Objetivos

Com este curso ficarás apto a desenvolver uma atividade profissional nos mais variados setores e indústrias, em Marketing Digital e E-Commerce, desempenhando funções como:

  • Digital Marketing Manager, enquanto profissional que faz a criação, gestão e otimização de planos estratégicos de Marketing Digital, para que as marcas e as empresas possam atingir os seus objetivos.
  • Social Media Manager, enquanto responsável pela gestão de redes sociais, desde a criação de toda a estratégia de social media, à produção de conteúdos e community management.
  • Content Creator, enquanto profissional responsável pela definição estratégica e criação de conteúdos, para gerar tráfego, leads e vendas, entre outros objetivos de negócio;
  • Profissional de SEO, enquanto especialista na otimização e posicionamento orgânico das plataformas online nos motores de busca.
  • Campaign Manager, Performance Manager ou PPC Manager, enquanto profissional responsável pela criação, implementação, gestão e otimização de anúncios online.
  • E-Commerce Manager, enquanto profissional responsável pela estratégia, implementação, gestão e otimização de uma loja online.

Ao concluíres com aproveitamento esta formação, receberás um Certificado de Formação (acreditado pela DGERT) e um badge digital (da Credly) para partilhares com a tua rede profissional online.

Destinatários

Este curso é indicado para ti se:

  • Pretendes iniciar uma carreira em Marketing Digital e/ou E-Commerce, complementando a tua formação-base e o teu currículo com um curso prático e reconhecido no mercado;
  • És profissional de uma área relacionada com Marketing, Comunicação, Vendas e/ou Gestão, e pretendes alargar os teus horizontes e enriquecer as tuas competências com valências na área de Marketing Digital e E-Commerce, através de um curso com uma forte componente prática e ajustada às reais necessidades do mercado Português;
  • Já trabalhas em Marketing Digital ou E-Commerce, e procuras fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
  • És empreendedor e pretendes dar forma aos teus projetos;
  • Procuras oportunidades de networking com profissionais ativos no mercado de Marketing Digital e E-Commerce.

Condições

  • Taxa de inscrição: 10% do valor do curso, dedutível no valor total
  • Possibilidade de pagamento faseado do restante valor para clientes particulares
  • Oferta de 5% de desconto no valor total da propina mediante pronto pagamento (válida apenas para inscrições a título particular)
  • Estudantes não residentes no território nacional, terão de efetuar um pagamento de 50% do valor total da propina no momento da inscrição
  • Os valores apresentados não incluem IVA. Isenção do valor do IVA a particulares.
  • Para informações completas sobre os requisitos e condições financeiras disponíveis, contacte-nos através do botão Saber +

Pré-Requisitos

  • Para frequentares a Academia FLAGProfessional Digital Marketing & E-Commerce deverás ter conhecimentos informáticos na ótica do utilizador, gosto por Marketing e Comunicação, e uma mente criativa e curiosa.
  • Considerando o elevado grau de exigência das Academias FLAGProfessional é fundamental que apresentes um perfil organizado, focado e disciplinado, para que consigas garantir o correto acompanhamento das matérias lecionadas, bem como dos projetos a realizar.

Metodologia

  • Formação Presencial ou Live Training (Formação Remota 100% Online)

Programa

  • Sessão de onboarding (3h)*
  • Fundamentos de Marketing Digital (15h)
  • Workshop: Personas e Customer Journey Mapping* (12h)
  • Website: Fundamentos, Definição e Avaliação (12h)
  • Estratégia de Content Marketing (9h)
  • Web Copywriting (18h)
  • Email Marketing & Marketing Automation (15h)
  • Planeamento de Media Digital (9h)
  • Fundamentos de Social Media Marketing e Community Management (6h)
  • Facebook Marketing (12h)
  • Instagram Marketing (12h)
  • Facebook and Instagram Ads (12h)
  • X Marketing (ex-Twitter) (9h)
  • Youtube Marketing (9h)
  • TikTok Marketing (9h)
  • LinkedIn Marketing (12h)
  • Fundamentos de RP Digital & Influencer Marketing (6h)
  • Masterclass (3h)*
  • Projeto I SMM* (12h)
  • Fundamentos de Search Engine Marketing (6h)
  • Google Tag Manager, Looker Studio and Google Business Profiles (12h)
  • Search Engine Optimization (21h)
  • Google Ads: Display, Search, Video e Shopping (24h)
  • Google Analytics 4 (18h)
  • Masterclass* (3h)
  • Projeto II SEM* (12h)
  • Fundamentos de E-Commerce (15h)
  • Gestão de Tráfego Qualificado para E-Commerce (9h)
  • Data-Driven Marketing e Data Science para Marketing (18h)
  • Criação de uma Loja Online no Shopify (12h)
  • Otimização e Gestão de Clientes de E-Commerce (6h)
  • Relatórios de E-Commerce e Business Intelligence (6h)
  • Masterclass* (3h)
  • Projeto III E-Commerce* (12h)
  • Sessão de Encerramento* (3h)

 

*A Sessão de Onboarding e de Encerramento, o Workshop: Personas e Customer Journey Mapping e todos os projetos e masterclasses decorrem no formato Live-Training.

Sessão de Onboarding

Fundamentos de Marketing Digital 

  • Evolução do Marketing ao longo dos tempos
  • Marketing Digital em Números
  • Comportamento do Consumidor
  • Inbound e Outbound Marketing
  • Os Modelos P.O.E.M. (Paid, Owned e Earned Media) e P.O.S.E. (Paid, Owned, Shared and Earned)
  • Fúnil de Conversão Digital
  • As principais áreas de Intervenção do Marketing Digital
  • Estratégia de Marketing Digital
  • Marketing Baseado em Dados (Data-Driven Marketing)
  • Inteligência Artificial e Machine Learning no Marketing
  • Privacidade de Dados e RGPD

Workshop: Personas e Customer Journey Mapping 

  • Personas: o que são, como funcionam e para que servem
  • Atividade Prática de Co-Criação: Construção de Personas
  • Customer Journey Maps: que são, como funcionam e para servem
  • Tipos de Journey Maps, suas especificidades e aplicações
  • Atividade Prática de Co-Criação: Mapeamento da Jornada do Consumidor

Website: Fundamentos, Definição e Avaliação 

  • O site: tipos, objectivos e melhores práticas
  • Estrutura e infraestrutura: dominio, alojamento, formas de construção
  • Arquitetura de informação
  • Experiência do Utilizador: ux, usabilidade, acessibilidade
  • Wireframing
  • Avaliação do website: heuristica, performance, utilizadores

Estratégia de Content Marketing 

  • Introdução do Content Marketing
  • Estratégia de Content Marketing
  • Fundamentos de Blogging
  • Content Marketing para Inteligência Artificial e Automatização

Web Copywriting 

O que saber antes de escrever

  • Copywriter e copywriting – Conceito e como criar uma ideia
  • Público-alvo, audiência e personas – A mensagem – O meio – Tom, estilo e personalidade
  • Storytelling
  • Preparação de um conceito
  • Densidade vs Relevância da informação
  • Lógica da Pirâmide Invertida

Como escrever

  • Títulos, listas e CTAs
  • Conteúdos Multipágina
  • Adaptação de textos para a web
  • Copy para sites e blogs
  • Copy para email marketing
  • Copy para PPC
  • Copy para redes sociais
  • Copy para Landing Pages

A Inteligência Artificial e o copywriting

  • Escrever um bom prompt
  • Usar a AI como ponto de partida
  • Ferramentas de AI úteis

Email Marketing & Marketing Automation

  • Introdução ao E-Mail Marketing
  • Base de Dados para E-Mail Marketing
  • Email Marketing
  • As principais Platafotmas de email Marketing
  • Email Marketing Automation

Planeamento de Media Digital 

  • Introdução ao Planeamento de Media Digital
  • Media Mix e Formatos
  • Media Buying
  • Media Reporting
  • Plataformas Online
  • Métricas
  • Como potencializar um negócio b2c vs b2b
  • Grow Hacking

Fundamentos de Social Media Marketing e Community Management 

  • O papel das Redes Sociais no Marketing Digital
  • Diversidade de Redes Sociais
  • Estratégia nas Redes Sociais
  • Noções Gerais de Community Management

Facebook Marketing 

Facebook Marketing: Porquê?

  • Algoritmo do Facebook
  • Introdução ao Business Manager
  • Estratégia de Facebook Marketing

Conteúdos no Facebook

  • Tipos de conteúdos e suas especificidades
  • Estratégia de conteúdos para o Facebook
  • Boas práticas e formas de atuar

Métricas e Otimização

  • As principais métricas de Facebook
  • Análise e Reporting

Instagram Marketing 

Instagram Marketing: Porquê?

Estratégia de Instagram Marketing

Conteúdos no Instagram

  • Tipos de conteúdos e suas especificidades
  • Estratégia de conteúdos para o Instagram
  • Trabalhar com hashtags
  • Boas práticas e formas de atuar

Métricas e Otimização

  • As principais métricas de Instagram
  • Análise e Reporting

Facebook and Instagram Ads 

Fundamentos de Publicidade no Facebook e Instagram

  • Tipologias de objetivos
  • Formatos de anúncios
  • Audiências e critérios de segmentação: públicos personalizados, semelhantes e guardados
  • Anatomia de uma campanha: campaigns, ad sets e ads
  • Modelos de pagamento

Promoção de Publicações, Plataforma de Self-Service e Gestor de Anúncios

Métricas e Otimização

  • As principais métricas de Facebook e Instagram Ads
  • Pixeis de conversão e integração com outras plataformas
  • Análise e Reporting

Marketing (ex-Twitter)

X Marketing: Porquê?

  • Estratégia de X Marketing
  • Conteúdos no X

Tipos de conteúdos e suas especificidades

  • Estratégia de conteúdos para o X
  • Trabalhar com hashtags
  • Boas práticas e formas de atuar

Publicidade no X

  • Métricas e Otimização

As principais métricas do X

  • Análise e Reporting

YouTube Marketing

Youtube Marketing: Porquê?

Criação e Configuração de um canal de Youtube.

Estratégia de Youtube Marketing

Conteúdos no Youtube

  • Boas práticas
  • Funcionalidades nativas do Youtube: interatividade, legendas, genéricos, listas, creator studio, entre outros

Métricas e Otimização

  • As principais métricas de Youtube
  • Análise e Reporting

TikTok Marketing

TikTok Marketing: Porquê?

Criação e Configuração de Conta no TikTok

Estratégia de TikTok Marketing

Conteúdos no TikTok

  • Tipos de conteúdos e suas especificidades
  • Estratégia de conteúdos para o TikTok
  • Boas práticas e formas de atuar

Publicidade no TikTok

Métricas e Otimização

  • As principais métricas de TikTok
  • Análise e Reporting

LinkedIn 

LinkedIn Marketing: Porquê?

  • LinkedIn Free vs Premium Tools
  • Estratégia de Linkedin Marketing
  • Otimização de Contas Pessoais no LinkedIn
  • Otimização de Contas Empresariais no LinkedIn
  • Conteúdos no LinkedIn

Tipos de conteúdos e suas especificidades

  • Estratégia de conteúdos para o LinkedIn
  • Boas práticas e formas de atuar

Publicidade no LinkedIn

Métricas e Otimização

  • As principais métricas de LinkedIn
  • Análise e Reporting

LinkedIn com Inteligência Artificial

Fundamentos de RP Digital & Influencer Marketing 

  • Relações Públicas Digitais: PESO Model; Conteúdos e Canais; Gestão de Reputação
  • Influencer Marketing: Segmentação, Contratação, Implementação e Avaliação
  • Gestão de Crises online

Masterclass

Projeto – Social Media Marketing 

Fundamentos de Search Engine Marketing 

  • Conceitos Gerais de Search Marketing
  • A Pesquisa
  • As vertentes do Search Marketing
  • Tendências emergentes

Google Tag Manager, Locker Studio and Google Business Profiles

  • Introdução ao Tag Manager
  • Configurar a Conta e Contentor de Tag Manager
  • Introdução ao Data Studio
  • Integração do Google Tag Manager com Plataformas de Automatização
  • Google My Business: O que é e para que serve?
  • Vantagens do Google My Business para os diferentes negócios
  • Funcionalidades do Google My Business
  • SEO do Google My Business para SEO
  • Pesquisa local no Google
  • Setup de uma conta no Google My Business

Search Engine Optimization 

  • Introdução ao Search Engine Optimization
  • Práticas de Search Engine Optimization
  • Mitos de SEO
  • Search Everywhere Optimisation
  • Google Page Experience e Core Web Vitals
  • Métricas e indicadores de retorno
  • IA & SEO
  • Otimização para Mobile-First & SEO com IA
  • Análise de resultados através do Google Search Console

Google Ads: Display, Search, Video e Shopping 

  • Introdução ao Google Ads
  • Objetivos
  • Segmentação
  • Ferramentas de Google Ads
  • Lances e orçamento – Smart Bidding e IA
  • Anúncios – Otimização de Anúncios com IA e Machine Learning
  • Destinos
  • Cliques Inválidos
  • Campanhas Google Ads- Search Ads
  • Segmentação para a Rede de Display
  • Campanhas na rede de display
  • Campanha de Remarketing – Dynamic Remarketing
  • Análise de Resultados – Atribuição Baseada em Dados (Data-Driven Attribution)
  • Otimizar o desempenho – Testes A/B com IA: Configurar e automatizar testes de anúncios, palavras-chave e criativos com IA
  • Controlo
  • Otimização
  • O Google Ads Editor
  • MCC ( My client Center)
  • Google Ads Scripts
  • Google Ads API

Google Analytics 4 

  • Introdução
  • O que é o Web Analytics
  • Introdução ao Google Analytics
  • Funcionamento do Google Analytics
  • Evolução do Google Analytics: do Universal para o GA4
  • Descrição geral de contas, utilizadores e propriedades
  • Obtenção e configuração do código
  • Navegação no Google Analytics 4 e relatórios
  • Conhecimento dos pilares essenciais no Google Analytics 4
  • Métricas e Dimensões; Segmentos Avançados
  • IA no Google Analytics – Aprendizagem da plataforma e Obtenção de Insights através de IA Modelos de Atribuição – Vantagens da Escolha do Modelo baseado em Machine Learning

Masterclass

Projeto: Search Engine Marketing 

Fundamentos de E-Commerce 

  • Introdução ao E-Commerce
  • Plano de Negócios para E-Commerce
  • Gestão de Projeto para E-Commerce
  • Plataformas de E-Commerce
  • Da Estratégia à Implementação de um Negócio Online
  • IA em E-Commerce – Personalização e Otimização com IA

Gestão de Tráfego Qualificado para E-Commerce

  • Jornada do cliente online
  • Ferramentas e táticas de conversão
  • Acelaradores de conversão
  • First party cookies
  • M- commerce e social commerce
  • UX e UI para M-Commerce
  • Pagamentos Móveis
  • Marketing Mobile First
  • Produção de conteúdos para E-Commerce
  • KPIs: o que medir em ecommerce
  • Otimização de Estratégias Omnicanal
  • Tendências Emergentes em M-Commerce
  • Ferramentas para M-Commerce

Data-Driven Marketing e Data Science para Marketing

Introdução ao Data-Driven Marketing

Plataformas de Coleta de Dados e Ferramentas de Análise

  • Google Analytics 4 (GA4)
  • Google Tag Manager
  • Looker Studio
  • Ferramentas de Business Intelligence

Modelos de Atribuição e Funil de Vendas

  • Tipos de modelos de atribuição
  • Atribuição multicanal e impacto no funil de vendas

Cadeia de Valor e Ciclo de Vida do Cliente

  • Customer Lifetime Value (CLV)
  • Modelos Preditivos

Cultura de Testes e Otimização Contínua

  • Testes A/B e Multivariados
  • Ferramentas: testes A/B sem complicações técnicas
  • Automação de Testes com IA

Ciência de Dados Aplicada ao Marketing

  • Segmentação de Clientes
  • Modelos Preditivos
  • Estudo de caso

Social Listening

  • Ferramentas de Social Listening
  • Análise de Sentimento
  • Estudo de caso: Ajustes de campanhas de marcas em tempo real com base em feedback social

Criação de uma Loja Online no Shopify 

  • Introdução ao Shopify
  • Estrutura e Personalização da Loja
  • Apps e Melhorias no Shopify
  • Medição e Análise de Resultados

Otimização e Gestão de Clientes de E-Commerce 

  • Fundamentos da Otimização de E-Commerce
  • Gestão de CRM e Estratégias de Comunicação

Relatórios de E-Commerce e Business Intelligence

  • Relatórios e KPIs de E-Commerce
  • Business Intelligence no E-Commerce

Masterclass 

Projeto: E-Commerce

Sessão de Encerramento

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FLAGProfessional Digital Marketing & E-Commerce

Marketing Digital | 375h - Pós-Laboral: 2ª, 4ª e 6ª, das 19h00 às 22h00


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Dados para faturação