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Gestão do Tempo e Organização do Trabalho

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No final do curso Gestão do Tempo e Organização do Trabalho, os participantes deverão ser capazes de:

  • Organizar as suas tarefas diárias, de modo a gerir eficazmente o seu tempo;
  • Desenvolver atitudes construtivas nas suas relações de trabalho;
  • Desenvolver capacidades de liderança e de motivação dos colaboradores;
  • Utilizar adequadamente o tempo, como forma de aumentar a eficácia da sua organização pessoal;
  • Definir funções e formular objetivos de trabalho;
  • Planificar a sua atividade em função de objetivos;
  • Identificar tarefas críticas;
  • Estabelecer critérios para priorizar as atividades para si e para os outros;
  • Delegar eficazmente: quê? A quem? Como?
  • Identificar características para gestão do tempo;
  • Gerir as interrupções;
  • Melhorar a utilização do telefone;
  • Distinguir tarefas urgentes e importantes;
  • Organizar e utilizar sistemas de gestão e acompanhamento do tempo.

Destinatários

Todos os que necessitem de melhorar a sua organização pessoal e gestão do tempo no sentido de conseguir uma maior eficácia e eficiência no seu dia-a-dia profissional.

Metodologia

Através de ferramentas práticas, a metodologia a utilizar baseia-se na experiência como forma de fixação dos conceitos e valores apresentados. Das sessões, fazem parte:

  • Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos;
  • Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
  • Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e a descoberta do eu e do outro;
  • Criação de planos de ação para melhoria de competência pessoais e profissionais.

Programa

  • Enquadramento Geral
  • Gestão do trabalho, tempo e stress
  • Os ladrões de tempo
  • Identificar desperdiçadores de tempo
  • Os economizadores de tempo
  • Objetivos, Funções e Tarefas
  • Medidas para melhorar o aproveitamento do tempo
  • Compreender o que é o Stress
  • A utilização do Correio Eletrónico
  • Plano de ação de melhoria
  • Encerramento e feedback da ação

Enquadramento Geral

  • Introdução e Objetivos;
  • Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos.

Gestão do trabalho, tempo e stress

  • O que entendemos por Gestão do Tempo, e as suas dimensões;
  • Princípios da administração do tempo: Objetivo Priorização Controlo
  • Planeamento – Porquê Planear; Gerir Prioridades; Etapas do Planeamento; Plano de Ação.

Os ladrões de tempo

  • Análise da utilização do tempo;
  • Identificação dos principais “ladrões” do tempo, como ferramenta de gestão e organização das rotinas diárias.

Identificar desperdiçadores de tempo

  • Externos e internos;
  • Planos de ação para reduzir e minimizar os desperdiçadores de tempo;
  • Impactos na competitividade;
  • A síndrome da urgência;
  • O paradigma da importância;
  • A procrastinação.

Os economizadores de tempo

  • Saber dizer não;
  • Conhecer o conceito de stresse e que variáveis intervêm no processo.

Objetivos, Funções e Tarefas

  • Definição de funções e atividades, para construir de forma estruturada agenda do dia;
  • Formulação de objetivos profissionais, para um maior rigor na caracterização das tarefas.

Medidas para melhorar o aproveitamento do tempo

  • Definir objetivos, planificar as medidas e as atividades;
  • Modelos de planificação escrita;
  • Controlo de interrupções;
  • Metodologia para a planificação das tarefas.

Compreender o que é o Stress

  • O lado positivo e o lado negativo do stress: o bom e o mau stress;
  • Consequências físicas, psicológicas e organizacionais;
  • Identificar as fontes internas e externas de stresse: conhecer os seus “stressores” e os sinais de alerta;
  • Diagnosticar os seus níveis de stress;
  • Tomar consciência que não somos não passivos face ao stress.

A utilização do Correio Eletrónico

  • 8 Princípios básicos da comunicação escrita;
  • Regras da Comunicação Virtual.

Plano de ação de melhoria

  • Desenvolver uma planificação previsional da atividade.

Encerramento e feedback da ação

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Gestão do Tempo e Organização do Trabalho

Desenvolvimento Pessoal | 14h - Tarde: 14h00 - 17h30


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