fbpx
23 de Fevereiro de 2021

5 Tendências de RH para 2021

O ano de 2020 constituiu um enorme desafio de Recursos Humanos. Perante um vírus totalmente desconhecido e face a um contexto imprevisível, os departamentos de RH assumiram novas responsabilidades e apoiaram a implementação de novas formas de trabalho.

Num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, a antecipação foi importante, mas não por si só suficiente; foi necessário dar uma resposta forte de confiança e acompanhamento aos colaboradores, além de uma enorme capacidade para abraçar a mudança. Essa mudança que começou em 2020 prolonga-se para o ano de 2021, estando agora os profissionais de RH mais preparados e capazes para dar resposta as adversidades.

As organizações devem saber aproveitar a crise para preparar e moldar o futuro, identificamos agora 5 grandes tendências de RH para o ano de 2021.

Melhorar o bem-estar dos colaboradores no trabalho

Conseguir melhorar o bem-estar no trabalho e a experiência dos colaboradores é uma das grandes prioridades para 2021. Para atender às expectativas crescentes, as empresas devem priorizar ainda mais este assunto.

Muitos colaboradores identificam a chegada do teletrabalho como algo que teve um impacto bastante positivo, e muitos acreditam que este deve continuar pós-pandemia, num sistema híbrido.

Qualidade de vida, priorização da saúde (física e mental), flexibilidade, informalidade e desenvolvimento humano são alguns dos aspectos mais valorizados.

Deste modo, a valorização do bem-estar e felicidade dos colaboradores no local de trabalho assume cada vez mais um papel crucial nas empresas, colaboradores motivados e felizes, sentem-se mais identificados e empenhados na representação da sua organização, o que se traduz numa melhoria da produtividade e de resultados.

Potenciar o desenvolvimento dos colaboradores e suas competências

Com a pandemia, todos os colaboradores tiveram de ser criativos, adaptar-se e, em muitos casos, assumir novas responsabilidades.
Foi neste contexto que surgiu uma maior abertura ao desenvolvimento de competências.

Em 2021, o processo de desenvolvimento dos colaboradores assumirá ainda uma maior importância. Por isso, mesmo à distância, é necessário promover formações, investir no aumento e qualificação de competências focadas no desenvolvimento dos colaboradores.

Cabe aos responsáveis de RH identificar as lacunas de cada colaborador, bem como as suas capacidades e aptidões, e traçar um plano de desenvolvimento integrado no seu fluxo de trabalho. Algo que será fundamental não só para o crescimento do colaborador mas benéfico para a empresa a médio-longo prazo.

Planeamento Organizacional e Gestão da Mudança

Muitos profissionais identificam como necessidade para 2021 a criação de um Planeamento Organizacional estruturado assente em estratégias de Gestão da Mudança.

Processos de trabalho rígidos e desalinhados, equipas sobrecarregadas e recursos não aproveitados, podem impactar negativamente os colaboradores resultando em falta de eficiência. Contudo, um planeamento organizacional bem estruturado, poderá trazer dividendos e fornecer soluções para estes problemas, aumentando a probabilidade de sucesso dos projetos e fazendo com que as iniciativas sejam realizadas com menos impacto nos profissionais, permitindo maior retorno sobre o investimento.

Os líderes de Recursos Humanos, são alguns dos grandes agentes destes planos da Gestão da Mudança, tendo a responsabilidade de levar todos os colaboradores e organização a se adaptar aos desafios sociais e económicos de um mercado cada vez mais volátil e dinâmico.

Desenvolvimento da Liderança

Garantir que os líderes estão preparados para liderar as suas equipas é fundamental. No entanto, os gestores de RH devem garantir que estão a disponibilizar todos os recursos e ferramentas necessárias para que os líderes desempenhem o seu trabalho da melhor forma.

A Liderança hoje mais que nunca, assume um forte impacto no dia-a-dia das organizações. Os colaboradores que confiam nos profissionais que os lideram são mais felizes, produtivos e tendem a ser mais leais às suas organizações, por estes motivos torna-se essencial em investir no Desenvolvimento da Liderança.

Planear o futuro do trabalho

A pandemia veio definitivamente desempenhar um papel muito importante na definição do futuro do trabalho, levantando várias questões acerca do quotidiano das organizações, implicando mudanças de estratégias e constantes ajustes.

Tendo isto em conta, todos os profissionais, mas especialmente os líderes de RH devem estar focados e atentos a medidas para enfrentar futuros desafios. Como tal, devem tentar identificar e antecipar as tendências de trabalho mais relevantes para os seus negócios, de modo a obter melhores resultados e melhorar processos de trabalho.