Artigo GALILEU com base nos resultados da dinâmica realizada no Porto RH Meeting.
No passado mês de novembro de 2022, a GALILEU esteve presente no Porto RH Meeting, o maior evento para profissionais de Recursos Humanos no norte do país.
Desafiámos 82 profissionais de RH a partilharem o seu feedback sobre as metodologias ágeis para RH aplicadas ao seu contexto organizacional. A aplicação de metodologias ágeis nas equipas de RH tem diversas vantagens, como o aumento de produtividade e a simplificação de processos e nesta dinâmica os participantes puderam partilhar quais são os principais desafios com que se deparam, as características mais valorizadas no seu dia-a-dia profissional e que obstáculos encontram para tornar os departamentos de RH mais ágeis.
Conheça aqui os resultados:
Desafios dos RH
- Atração e Retenção de Talento – 29%
- Aceitar e abraçar a mudança – 18%
- Engagement dos colaboradores – 18%
- Gestão de relações – 13%
- Bem-estar emocional, diversidade e segurança – 12%
- Formação e desenvolvimento – 10%
Confrontados com 6 tipos de desafios nas equipas de RH, os participantes consideram que a atração e retenção de talentos é o principal desafio da atualidade das equipas de RH, seguidos pela aceitação de mudança e o engagement dos colaboradores em segundo patamar. Estes resultados refletem os grandes desafios da atração e retenção de talentos que se verificam globalmente, assim como da necessidade de adaptação dos colaboradores às novas realidades e a ambientes cada vez mais voláteis e instáveis, tornando-se ainda mais exigente manter o seu envolvimento e compromisso com a Organização.
O que mais valorizam as Organizações
- Colaboração entre equipas
- Transparência
- Adaptabilidade
- Inspiração e engagement
- Motivação intrínseca
- Ambição
Das seis características essenciais para o desenvolvimento de equipas ágeis, a maioria dos profissionais considera que as suas organizações dão um grande valor a características como a colaboração entre equipas e a adaptabilidade.
Já a motivação intrínseca e ambição têm uma valorização moderada para a maioria das organizações, segundo os profissionais.
A transparência e a inspiração e engagement são as características que mais profissionais indicam serem pouco importantes nas suas organizações.
Obstáculos a RH mais ágeis
Mindset
Necessidade de uma mudança de mindset nas equipas – 22%
Resistência à mudança
Os colaboradores na Organização têm resistência à mudança de processos – 21%
Comunicação/Colaboração
A falta de colaboração e comunicação entre as equipas é um obstáculo – 20%
Liderança
O baixo compromisso da liderança para a implementação de equipas e processos mais ágeis – 19%
Cultura organizacional
A cultura é rígida e pouco flexível – 14%
Know-how
A falta de conhecimento em metodologias e ferramentas ágeis, impedem as equipas de RH serem mais ágeis – 4%
Segundo os inquiridos, o know-how não é, atualmente, um obstáculo à adoção de metodologias ágeis nos RH. As maiores barreiras são o mindset, que deve ser mudado nas equipas, e a resistência à mudança. A comunicação/colaboração e a liderança são também dois obstáculos relevantes para os inquiridos.
A adoção de metodologias ágeis pelos departamentos de recursos humanos está condicionada pelo mindset das equipas e sua resistência à mudança, podendo ser impulsionada por uma maior flexibilidade e uma liderança comprometida com esta mudança e que valorize e promova ativamente todas as características essenciais às equipas ágeis. Desta forma, os RH poderão abordar de forma mais eficaz desafios como a atração e retenção de talentos, onde as metodologias ágeis podem ser uma mais valia.
Descarregue aqui a 17ª Edição da Revista Game Changer