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2 de Fevereiro de 2024

Flexible Working – What we’ve learned in recent years and what we can expect in the future – Game Changer 19

“Success lies for those with open hearts and curious minds”

Atualmente, vivemos na era digital, onde o panorama da aprendizagem sofreu uma profunda transformação. Longe vão os tempos em que o conhecimento era estático e as carreiras seguiam trajectórias previsíveis. Hoje vivemos numa narrativa cativante de progresso e oportunidade, onde as aptidões e competências que garantem o sucesso estão em constante mutação. A rápida evolução da tecnologia interligada com a economia global, significa que os indivíduos devem adotar uma mentalidade de aprendizagem permanente/contínua. Quer se trate de profissionais experientes quer se trate de recém-chegados ao mercado de trabalho, a capacidade de se adaptar e adquirir rapidamente novos conhecimentos tornou-se uma moeda vital.

Muito se tem discutido, acerca do valor da relação entre a Inteligência Artificial (IA) e os programas de Learning and Development (L&D). Defende-se que a mesma é substancial e que a IA simplifica os processos de L&D, reduz os custos e capacita @s profissionais de L&D a criar programas de formação mais eficazes, eficientes e envolventes, beneficiando deles tanto @s colaborador@ como as organizações.

Mas o que é que tudo isto significa no que concerne ao papel mais alargado de L&D nas organizações? Serão estas meras observadoras desta evolução? Ou, por sua vez, serão responsáveis pela orientação da sua força de trabalho para o desenvolvimento de competências que se alinham com os objetivos estratégicos?

A visão da Greif é ser a empresa de serviço ao cliente com melhor desempenho do mundo. Utilizamos uma estratégia de negócios chamada Build-to-Last, onde através de uma cultura de aprendizagem, independentemente do nível ou cargo, tod@s somos don@s da empresa. Apoiamos @s noss@s colegas no desenvolvimento das suas competências e na construção de carreiras gratificantes e enriquecedoras. Tod@s são vistos como líderes na organização, onde a estratégia de aprendizagem lead to last é parte integrante da nossa estrutura interna de aprendizagem e desenvolvimento online à qual chamamos Greif University (GU). Através da mesma acreditamos que garantimos a base para um ambiente de melhoria contínua, onde tod@s têm a oportunidade de aprender, crescer, prosperar e, consequentemente, obter melhores resultados de desempenho, através dos mais variados cursos e ferramentas.

Acreditamos que quando as organizações adotam a aprendizagem como um valor fundamental, esta passa a estar integrada nas operações diárias. Incentivar uma cultura de pensamento crítico onde @s colaborador@s são incentivad@s a colocar questões, partilhar conhecimentos e explorar novas ideias, promove um sentido de curiosidade e de constante melhoria. Não obstante, talvez valha a pena considerar se as iniciativas de L&D refletem e apoiam os objetivos estratégicos da empresa, pois pode ser a partir desta sintonia que se constrói uma ferramenta poderosa que favoreça diretamente o sucesso da empresa.

Ainda e, quando o tema passa por ampliar as nossas competências e investir no nosso crescimento individual, devemos considerar outros dois conceitos: o Mentoring e o Coaching. Considerados como catalisadores de crescimento, também o Mentoring e o Coaching parecem desempenhar um papel fundamental no que diz respeito ao progresso individual. O investimento em programas tanto de mentoring, como de coaching, tem vindo a ser cada vez mais considerado por parte das organizações. O foco está em aproveitar a sabedoria e a experiência de mentores e coaches, ajudando a acelerar o desenvolvimento e a enfrentar os desafios de carreira com confiança.

Assim, importa ainda referir o impacto que a aprendizagem contínua pode ter no crescimento individual, pois à medida que expandimos as nossas competências, podemos efetivamente tornar-nos mais valios@s para as organizações, abrindo portas a novas oportunidades e até mesmo a uma maior satisfação/propósito no trabalho.

Concluindo, verifica-se a necessidade de ser ágil e aceitar a mudança, pois no tempo onde as possibilidades são ilimitadas, o cenário de aprendizagem pode ser moldado de forma a ser mais adaptável, inclusivo e rico em conhecimentos.

 

Cristiana Achando
HR Specialist Iberia, Greif

 

Descarregue aqui a 19ª Edição da Revista Game Changer

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