fbpx
19 de Março de 2021

Game Changer 11 – Entrevista com Maria Gambina

Maria Cristina Lopes é natural de Oliveira de Azeméis e cedo mostrou apetência para a área das artes, tendo frequentado o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes em 1989 e posteriormente, tirado o curso de Design de Moda em 1992 no Porto.

Foi no decorrer do ano de 1990 que apresentou a sua primeira coleção tendo sido galardoada na Coup de Lune, iniciativa da Air France, e na Bienal de Jovens Criadores da Europa e Mediterrâneo, que decorreu em Lisboa em 1994. Tendo alcançado o primeiro prémio em 2 anos consecutivos no concurso Sangue Novo, promovido pela Moda Lisboa que serve para detetar futuros talentos na área do fashion design.

Em 1993 cria a marca Maria Gambina e participa em inúmeros projetos e desafios lançados por marcas, empresas e instituições, num percurso que tanto se liga à moda como à música no qual as suas criações são sempre pautadas por ligação e identidade.

Em 1997, em parceria com o estilista José António Tenente, desenhou o projeto vencedor para as fardas que viriam ser utilizadas pelos funcionários da Expo’98.

Posteriormente, nos meses e anos seguintes esteve envolvida em vários projetos relevantes e onde obteve importantes distinções, das quais se destacam o prémio de Criadora do Ano pela Elite Model Look em 1997, a participação com a coleção Outono-Inverno 1998/99 no Workshop de Paris, feito até então inédito na moda portuguesa, que contudo veio a repetir no ano seguinte, com a coleção de 1999/2000 que lhe acabou por abrir as portas do mercado japonês.

2000 veio a revelar-se mais um ano de sucesso para a designer de moda, que vence o prémio da Melhor Coleção Feminina promovido pela Moda Lisboa com a sua coleção “Music is My Life”, e participa no calendário oficial da Semana da Moda de Paris ao integrar o desfile Portugal Fashion International – Les Créateurs Portugais.

Em 2006, recebe o prémio de “Melhor Estilista”, na categoria de Moda, atribuído na Gala The Best of Porto.

Durante a preparação para o Europeu de Futebol de 2012 e no âmbito do projeto Euro-Fashion/Fashion ft. Football 2012, na Ucrânia, foi a designer escolhida para representar Portugal como embaixadora do país.

Paralelamente às suas funções e desde 1994 dedica-se ao ensino do Design de Moda como professora, começando no CITEX e passando por outras instituições como no CENATEX, na Escola de Moda do Porto e nos últimos anos na ESAD (Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos) onde durante 8 anos foi Coordenadora e Professora da Unidade Curricular Projeto II, da Licenciatura em Design de Moda.

Atualmente é uma das estilistas portuguesas mais requisitadas e de maior reconhecimento internacional, designadamente na área do streetwear, Maria Gambina inspira-se nos movimentos musicais para criar as suas roupas, dando uma imagem jovem e descontraída à sua marca com elementos como agitação, dança, humor, alegria, rua, cidade, noite e cor.

Aceda aqui a entrevista:

Descarreque aqui a 11ª Edição da Revista Game Changer