- O que é?
- Porquê apostar numa carreira em Design Gráfico ou Motion Design?
- Quem são e o que fazem os profissionais de Design Gráfico e Motion Design?
- Qual o perfil de um profissional de Design Gráfico ou Motion Design?
- Ok, é mesmo isto que eu quero! Onde começo?
- O que dizem sobre as Academias?
- Academias
O que é?
Quando falamos em design falamos de todo o trabalho de criação que visa a comunicação de ideias.
Uma constante no nosso quotidiano, encontramos para onde quer que olhemos representações de Design Gráfico, seja em livros e revistas, logótipos de marcas, sinalização, anúncios publicitários, sites que vistamos online, embalagens dos produtos que consumimos… estamos rodeados de representações gráficas, de imagens que permitem às marcas comunicarem connosco.
Mas o design vai além da sua mera representação gráfica. Embora o Design Gráfico seja a vertente mais “popular”, temos também o Motion Design que é o recurso que “dá vida” ao design gráfico através da animação. Uma técnica que cresceu muito associada aos videojogos, o Motion Design é como o nome indica “design em movimento”, misturando conceitos de design e cinema. Considerado hoje um formato excecional de grande impacto visual, o Motion Design permite comunicar, através de uma narrativa em movimento muitas vezes acompanhada de som, de uma forma envolvente e divertida.
Porquê apostar numa carreira em Design Gráfico ou Motion Design?
O aumento da variedade de canais através dos quais as marcas podem comunicar com os seus clientes, gerou uma multiplicidade de formatos possíveis para comunicar.
A par deste aumento, as marcas viram-se perante a necessidade de criar imagens visualmente apelativas e atraentes, para conseguirem captar a atenção dos seus clientes e apresentarem-lhes os seus produtos e serviços, aumentando a notoriedade da marca e promovendo o negócio.
E é através do Design Gráfico e do Motion Design que as marcas conseguem criar estas imagens. Mas para o conseguirem precisam de recorrer a profissionais qualificados, que aliem a criatividade ao conhecimento aprofundado das principais ferramentas utilizadas nestas vertentes do Design.
- Elevada procura no mercado;
- Flexibilidade;
- Informalidade e Liberdade;
- Versatilidade;
Quem são e o que fazem os profissionais de Design Gráfico e Motion Design?
Design Gráfico e Motion Design são áreas que permitem várias as especializações:
- Produção Gráfica:
O profissional responsável pela criação de produtos impressos (flyers, cartazes, embalagens).
- Design Editorial:
Designer responsável pela apresentação gráfica de livros, revistas, catálogos, entre outros, definindo os vários elementos visuais envolvidos na edição, tais como capa, formatação, estilos, etc.
- Design Digital:
O responsável pela criação de qualquer peça visual cuja aplicação seja um meio digital (website, jogo, app).
- Motion Design:
Designer responsável pela criação da animação, desde a criação das ilustrações, até à aplicação dos movimentos/ações.
- Direção de Arte:
O profissional que desenvolve a sua atividade no mercado publicitário, desenvolvendo peças para as diversas campanhas criadas pela agência, para as suas marcas clientes.
Qual o perfil de um profissional de Design Gráfico ou Motion Design?
Se pretendes ingressar numa carreira na área do Design Gráfico e/ou Motion Design, é importante que tenhas as seguintes competências:
- Conhecimentos de Desenho e Arte;
- Sentido Estético;
- Mente Criativa e Curiosa;
- Organização e Disciplina;
Ok, é mesmo isto que eu quero! Onde começo?
Na GALILEU temos os cursos que te permitirão dar os primeiros passos numa carreira profissional na área de Design Gráfico e/ou Motion Design, possibilitando a especialização na vertente que mais gostas e com a qual mais te identificas:
O que dizem sobre as Academias?
“Recomendo a formação FLAGProfessional Graphic Designer a todos aqueles que querem ingressar na área, mesmo que já tenham alguma experiência.”
Tiago Leiria , Formando de Graphic Design
“Os formadores são pessoas “fora de série”. Conquistam uma turma com a simpatia, disponibilidade, abertura e partilha de informação. Para além de professores, são pessoas que trabalham na área e que estão em contacto com todos os problemas que surgem no mercado e nas indústrias criativas, conseguindo esclarecer com clareza todas as dúvidas que um jovem criativo e sem experiência coloca em voz alta.”
“Optei por este curso pelo planeamento nas divisões de cada módulo e pela sua aplicabilidade prática em cada aula.”
Academias
As Academias GALILEU são percursos de formação de média-longa duração, especialmente preparados para responder às necessidades atuais de competências, no mercado de trabalho.
As Academias GALILEU foram desenhadas para potenciar a tua:
- Entrada no Mercado de Trabalho / Empregabilidade;
- Progressão de Carreira;
- Especialização.