- O que é?
- Porquê apostar numa carreira em Segurança e Privacidade?
- Quem são e o que fazem os profissionais de Segurança e Privacidade?
- Qual o perfil de um profissional de Segurança e Privacidade?
- Ok, é mesmo isto que eu quero! Onde começo?
- Academias
O que é?
Com o avanço da transformação digital, informações e dados importantes são partilhados constantemente pela internet e arquivos confidenciais são armazenados digitalmente. É cada vez mais evidente a importância da cibersegurança e da privacidade para as organizações, como forma de mitigar e eliminar ameaças virtuais que comprometam o sigilo e a integridade de dados e informações estratégicas.
Porquê apostar numa carreira em Segurança e Privacidade?
Com o cibercrime a crescer exponencialmente, de ano para ano, também a procura por profissionais na área de cyber security & privacy aumenta. De acordo com o estudo (ISC)² Cybersecurity Workforce Study, de 2020, faltam cerca de 3.1 milhões de especialistas em cibersegurança no mundo!
Este é, por isso, o momento ideal para investir numa carreira em Cyber Security & Privacy.
Sabias que, segundo o estudo da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação, 89.9% dos profissionais em Portugal nunca esteve desempregado desde que exerce uma função, ou que adquiriu formação, em cibersegurança?
- Elevada procura por profissionais destas áreas;
- Capacidade para marcar a diferença;
- Possibilidade de uma Carreira Internacional;
- Sólida oportunidade salarial;
Quem são e o que fazem os profissionais de Segurança e Privacidade?
- Data Protection Officer:
Este profissional encarrega-se dos assuntos relativos à privacidade e proteção de dados, ou seja, é responsável pela privacidade e adota uma atuação preventiva e ativa para coordenar, supervisionar e transmitir a política de proteção de dados dentro e fora da empresa. A presença destes profissionais é obrigatória em empresas que processam informação pessoais de utilizadores (RGPD).
- Chief Information Security Officer:
É a pessoa responsável por toda a segurança interna da empresa. Este profissional tem de estar continuamente ciente de todos os riscos de cibersegurança, ter um conhecimento profundo da política de segurança da empresa, estabelecer os planos de continuidade e ter a visão completa do negócio.
- Auditor de Segurança:
São os profissionais que avaliam sistematicamente a segurança do sistema de informação de uma empresa. Analisam os eventos e alertas de segurança e quando necessário delegam os alertas de incidentes para a equipa de resposta e mitigação. Estes profissionais estão sempre atentos a qualquer vulnerabilidade que possa existir na organização
- Penetration Tester:
São os profissionais que testam os sistemas de defesa da empresa, simulando uma invasão real. Devem, por isso, ser conhecedores das técnicas e táticas utilizadas por cibercriminosos em ataques. O objetivo destes profissionais é o de encontrar falhas de segurança ou vulnerabilidades em sistemas, atacá-los de forma segura e confirmar se podem ser explorados num ataque real, além de proporem as devidas ações de correção.
Qual o perfil de um profissional de Segurança e Privacidade?
Um profissional que atue na área de Segurança e Privacidade deve reunir um conjunto de competências, entre os quais:
- Boa Comunicação;
- Ética e Maturidade;
- Domínio de Inglês;
- Curiosidade Inata;
Ok, é mesmo isto que eu quero! Onde começo?
A GALILEU disponibiliza-te formação de longa duração, prática e aprofundada, que te permite iniciar uma carreira profissional na área de Segurança e Privacidade, mesmo quando não tens ainda conhecimentos na área. De seguida apresentamos-te os percursos disponíveis, que poderás seguir:
Academias
As Academias GALILEU são percursos de formação de média-longa duração, especialmente preparados para responder às necessidades atuais de competências, no mercado de trabalho.
As Academias GALILEU foram desenhadas para potenciar a tua:
- Entrada no Mercado de Trabalho / Empregabilidade;
- Progressão de Carreira;
- Especialização.