fbpx
25 de Março de 2022

É urgente apostar na requalificação digital das equipas – Game Changer 15

Para se ter sucesso na atual forma de trabalhar a partir de qualquer lugar, é necessária a existência de uma mentalidade e uma abordagem que coloquem o digital em primeiro plano. Nesse sentido, não poderia ser mais urgente a necessidade de governos e empresas darem prioridade à melhoria e requalificação para prepararem os colaboradores para os empregos do futuro.

Conforme as economias emergem da pandemia, o despertar para o digital não será igual em todo o mundo. Um estudo recente da Accenture estimou que, em 2028, os países do G20 poderiam perder 11,5 triliões de dólares de crescimento cumulativo do PIB se a crescente lacuna de competências digitais não fosse abordada. Em todos os países e regiões, se não forem tomadas as medidas adequadas, veremos as desigualdades de género, de idade, entre cidades e zonas rurais e empresas; criando, ainda mais, em última análise, um mundo fragmentado.

Considerando, por exemplo, a ampliação da divisão de género digital durante a pandemia. De acordo com a McKinsey, uma em cada quatro mulheres considerou reduzir ou até mesmo abandonar as suas carreiras devido ao aumento das responsabilidades domésticas; as mulheres representam 39% da força de trabalho global, mas 54% das perdas gerais de empregos durante a crise.

Para as organizações de todas as dimensões, a falha em dar prioridade à requalificação dos colaboradores terá impactos negativos não apenas no desenvolvimento, entrega e inovação de produtos, mas também na experiência e satisfação do cliente. Tendo em consideração os custos associados à contratação de candidatos externos para funções de especialista, por exemplo, além das taxas de recrutamento, publicidade e salários mais altos que esses colaboradores irão exigir, o potencial para economia de custos é elevado.

Repensar o Mundo do Trabalho

O nosso novo mundo digital apresenta uma grande oportunidade para as empresas repensarem o que são e/ou devem ser as equipas ágeis. As tecnologias emergentes, como o blockchain, IA e cloud, bem como a mudança em grande escala para o trabalho remoto, estão a ampliar a procura das empresas por competências digitais e colaborativas.

Fechar esta lacuna de competências pode vir do investimento na construção de capacidades e na criação de novas iniciativas de aprendizagem. Ao construir programas de formação à medida com base não no que consideram que os colaboradores deveriam saber, mas no que os colaboradores realmente desejam e precisam de saber, as empresas podem criar uma cultura de trabalho flexível que capacita todos a conectarem-se, a aprenderem e a progredirem a partir de qualquer lugar.

As empresas do futuro bem-sucedidas irão utilizar a tecnologia para apoiar, em vez de substituir os colaboradores, proporcionando novas oportunidades de formação e redistribuição para criar funções mais estratégicas. Em última análise, irá resultar em maior agilidade e resiliência nos negócios, maior produtividade entre as equipas e padrões mais sólidos de equidade, diversidade e inclusão.

Proporcionar oportunidades digitais para todos

A pandemia apresentou-nos uma oportunidade única para se repensar a educação digital. Ao trabalhar em estreita colaboração com governos e partes interessadas da comunidade, as empresas podem garantir que a formação seja dimensionada para corresponder à procura digital e acelerar a recuperação e o crescimento, fornecendo também oportunidades digitais para todos.

Isto pode ser feito, por exemplo, através da promoção de carreiras em tecnologia como uma plataforma para uma progressão justa, significativa, de aprendizagem e com gosto, ao longo da vida. A execução de programas de longo alcance pode aumentar o acesso à qualificação e combater a desigualdade racial e de género. Redefinir o recrutamento para se concentrar menos na educação tradicional e mais nas competências pode abrir funções digitais para um pool de talentos mais amplo e diversificado, gerando um impacto socioeconómico mais positivo.

As decisões que as empresas tomam agora para resolver a lacuna de competências digitais irão ecoar durante uma geração. O compromisso em preencher a lacuna cada vez maior de competências digitais é fundamental para o sucesso e a prosperidade do nosso mundo no futuro. E, fazendo isso de uma forma que promova a equidade e efetivamente aproveite os talentos inexplorados.

 

Fernando Braz
Country Leader , Salesforce Portugal

Descarregue aqui a 15ª Edição da Revista Game Changer

Conheça aqui todas as edições da GAME CHANGER