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Search Engine Optimization (SEO)

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No curso Search Engine Optimization (SEO) vais adquirir conhecimentos em Search Engine Optimization de forma a seres capaz de identificar e implementar ações de otimização em sites, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento orgânico nos motores de pesquisa.

Search Engine Optimization (SEO), ou seja, otimização para motores de pesquisa, é uma ferramenta estratégica que consiste em melhorar a indexação de um site nos resultados de pesquisa. Considerada uma das atividades mais importantes no âmbito do Marketing Digital, o planeamento estratégico e utilização de técnicas de SEO são fundamentais para o posicionamento de um website nos motores de pesquisa.

Objetivos

No final do curso Search Engine Optimization (SEO), serás capaz de identificar e implementar ações de otimização em sites, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento orgânico nos motores de pesquisa.

Destinatários

O curso Search Engine Optimization (SEO) destina-se a profissionais e estudantes de marketing, publicidade, comunicação, branding e web design, bem como a gestores de conteúdos online.

Pré-Requisitos

Para te inscreveres nesta formação, deverás ter frequentado o curso Fundamentos de Search Engine Marketing ou teres conhecimentos equivalentes.

Metodologia

Presencial ou live training.

Programa

  • Introdução ao Search Engine Optimization
  • Práticas de Search Engine Optimization
  • Mitos de SEO
  • Black Hat SEO
  • Google Page Experience e Core Web Vitals
  • Métricas e indicadores de retorno

Introdução ao Search Engine Optimization

  • Conceitos gerais
  • Tipos de SEO: técnico, conteúdo, estratégico.
  • Sinergias entre SEO e SEA – Google Ads
  • Palavras-chave: como e o que pesquisam os utilizadores
  • Como criar, organizar e aplicar um estudo de keywords para SEO
    • Intensão de pesquisa
    • Keyword clustering
  • Definição de objetivos e metas por tipo de website (media, lead generation, e-commerce, suporte) e compreensão dos conceitos aplicados ao SEM de awareness, consideration e conversion
  • Landing pages

 

Práticas de Search Engine Optimization

  • SEO para webpages, imagens e vídeos
  • SEO Local: a importância do Google My Business numa estratégia local
  • Internacional SEO: Introdução ao tema
  • Principais fatores de posicionamento:
    • Fatores onpage e offpage,
    • Fatores técnicos, de conteúdo e links
    • Googlebot: Mobile First & SEO: Mobile crawl do Google
    • Principais erros que bloqueiam os crawlers
  • Técnicas de link building
  • Técnicas de otimização do conteúdo:
    • Meta-Título
    • Organização e hierarquia da informação
    • Densidade de palavra-chave
    • Copywriting para SEO
  • Conceitos técnicos de otimização:
    • Fatores de ranking em 2023
    • Metadata (meta description, title tags, nofollow, etc)
    • XHTML
    • Otimização de vídeo e imagens
    • Flash, Ajax e Javascript
    • Sitemaps XML e robots.txt
    • Conhecimento básico de domínios, sub-domínios, protocolo HTTP e HTTPs
    • Formatos dos URLs: session variables e query strings,vanity URLs, URL parameters


Mitos de SEO

Black Hat SEO

Google Page Experience e Core Web Vitals

Métricas e indicadores de retorno

  • Processo de monitorização
  • Otimização contínua
  • Indicadores e métricas relevantes para SEO
  • Ferramentas úteis:
    • Google Search Console
    • Google Analytics
    • Google Ads Keywords Planner
    • Screaming Frog e extensões SEO para o Google Chrome; Google Developer Tools (Chrome) e o LightHouse Report
    • Como pesquisar noutros mercados e línguas
  • Escolher as configurações de dispositivos móveis.
  • Sinalizar as configurações aos mecanismos de pesquisa.
  • Principais erros a evitar.
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Search Engine Optimization (SEO)

Marketing Digital | 21h - e-learning


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