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Diagnóstico

Para uma elaboração de planos de formação que, de facto, responda às necessidades das organizações e dos seus colaboradores, recorremos, na fase de Apoio, Consultadoria e Diagnóstico da formação, a diversas ferramentas, metodologias e soluções de diagnóstico e assessment que nos permitem identificar necessidades, traçar perfis, clarificar objetivos e definir estratégias; certos que munidos de informação o mais detalhada possível conseguiremos responder aos desafios propostos.

GALILEU DIAG

É uma metodologia que permite a aferição e levantamento das necessidades de formação, avaliando o grau de conhecimento do formando ou grupos de formandos, relativamente a determinado assunto. Está pensada para diferentes solicitações de diagnóstico, nos mais diversos domínios de conhecimento. O relatório resultante corresponderá a uma solução formativa 100% ajustada às necessidades reais dos participantes.

DISC

O DISC é uma ferramenta de avaliação comportamental através da identificação da personalidade com base em 4 principais fatores comportamentais: Dominance (Dominância), Influence (Influência), Steadiness (Estabilidade) e Conscientiousness (Conscienciosidade). Com uma aplicabilidade prática; através de dados mensuráveis permite um autoconhecimento e a possibilidade do desenvolvimento da inteligência emocional para poder evoluir tanto como individuo e como profissional, tornando-se muito útil para pessoas com cargos de liderança e funções comerciais, porque os ajuda a desenvolver a persuasão, a negociação, a motivação consoante o perfil comunicacional de cada interlocutor.

Avaliação 360 ou feedback 360

Uma avaliação a 360 é uma metodologia eficaz, voltada para identificar e analisar qual a perceção que as pessoas que interagem profissionalmente com outra pessoa têm sobre ela. O objetivo deste assessment é promover a melhoria contínua dos colaboradores que fazem parte de uma empresa, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão, através de feedbacks pontuais, realizados por meio de um questionário respondido por superiores, pares, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes internos e externos.

Avaliação 180

Semelhante ao 360, mas apenas com duas avaliações, a do avaliado e a do seu superior hierárquico. Desta forma, os líderes conseguem fornecer feedbacks mais precisos aos seus colaboradores e contribuir para que se tornem cada vez mais capacitados na realização das suas funções. Com a avaliação 180, cada colaborador tem o seu desempenho e comportamento avaliados pelo superior, além de também poder fazer uma autoavaliação. Esta avaliação pode ser um recurso intermédio da avaliação de desempenho, no qual o teste é realizado de forma conjunta entre avaliador e avaliado, tendo como base as metas determinadas para o período.

Reuniões de Preparação

Reuniões com a equipa de projeto GALILEU e cliente com o objetivo de identificar boas práticas, fragilidades, objetivos específicos e ir fazendo pontos de situação ao longo do projeto.

Desk Research

Recolha de informação relevante sobre o objeto nas diferentes fontes existentes.

Pre-Work

Questionário digital com perguntas para a aferição de conhecimentos, expetativas dos participantes e identificação de situações desafiantes.

Focus Group

Focus Group é uma técnica que permite conhecer as opiniões, anseios, expectativas, comportamentos e experiências das pessoas afetas ao projeto.

Benchmark

Em praticamente todas as áreas, a análise da concorrência é determinante para sucesso de uma empresa. A intenção do benchmark é equiparar situações e procedimentos, com o objetivo de promover um crescimento por meio da análise e da eficiência da experiência de terceiros. Portanto, não é somente analisar e copiar, é também necessário avaliar e levantar pontos de melhoria no seu próprio negócio.

Side by Side

Acompanhamento de um consultor ao colaborador para ter contacto com a realidade e identificar as boas práticas e fragilidades.

Cliente Mistério

O Cliente Mistério é uma técnica com vista à análise comportamental. Ao ser aplicada por consultores que assumem o papel de um cliente comum, permite avaliar o desempenho e comportamento dos colaboradores em situações reais e desta forma, permite recolher informações específicas de acordo com critérios previamente definidos.